Caraterização
Geografia
Algoz era uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Silves, com 38,91 km² de área e 3 831 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 98,5 hab/km², o que lhe permitia ser classificada como uma Área de Baixa Densidade (portaria 1467-A/2001). A povoação sede da freguesia foi elevada à categoria de vila em 12 de Julho de 2001. Foi agregada à freguesia de Tunes, criando a União das freguesias de Algoz e Tunes.
Esta antiga freguesia do concelho de Silves situa-se em pleno barrocal algarvio, estende-se por um vale aberto, delimitado a sul, por uma montanha e a oeste por terrenos elevados. A norte, Algoz faz fronteira com a freguesia de São Bartolomeu de Messines, a leste com Tunes (agora integrada na União de Freguesias de Algoz e Tunes) e a sul e a oeste com Pêra.
Lugares
Algoz é composta pelos lugares de Afonso Vaz, Aivados, Aldeia de Tunes, Alvaledes, Baiãs, Taipas, Barranco Longo, Ribeira Alta, Ribeira Baixa, Chaminé, Ferrarias, Foral, Lamijo, Lapa.
DEMOGRAFIA
População de Algoz:
Ano 2011: 3 831
Ano 2001: 2 946
Ano 1991: 2 842
Gastronomia
Milhos com carne de porco, ervilhas com ovos e chouriço, favas com toucinho e chouriço fritos, papas de farinha de milho, bolos D. Rodrigo e azeitonas britadas com oregãos.
ECONOMIA
A sua caracterização económica baseia-se essencialmente no sector comercial e agrícola, nomeadamente nas culturas de citrinos e plantação de vinha.
Em Algoz produzem-se, em quantidade e abundância, vinho, amêndoa, trigo, figo e azeite. Algoz dispõe também de estufas agrícolas vocacionadas para a produção de tomate, couve-flor, morangos e todo o tipo de primícias, que vende para os grandes centros urbanos. Contudo os citrinos são, nos dias de hoje, a cultura predominante.
No sector terciário, o comércio com grande crescimento nestes últimos anos, com uma população ativa, graças ao aumento de lojas de pequeno e médio retalho, e empresarial, podemos concluir que este sector deverá ser o verdadeiro motor de desenvolvimento da freguesia.
Recentemente instalaram-se no Algoz várias empresas de distribuição, a saber: Jerónimo Martins, Garcias, Leroy Merlin, Santos & Vale, Torrestir e outras ainda a instalarem se. A empresa Elis dispõe também de um espaço de serviços e existe uma Fábrica de detergentes, com produção própria. De notar também em Tunes, para além da instalação da Bomba de gasolina, podemos verificar o aumento de empresas na plataforma empresarial, junto à mesma.
A este crescimento empresarial, podemos associar, o aumento da procura de Habitação e a lotação dos restaurantes da união de Freguesias.
No passado, ao lado da atividade predominantemente agrícola, sobressaem as antigas atividades industriais e de comércio - três fábricas de cerâmica e uma de destilação de álcool, no Algoz, e em Tunes, uma fábrica de cerâmica, no sítio de Vale de Silves.