História de Tunes
Tunes e suas origens . . .
Tunes vem do Árabe "at-Tunis", e as opiniões em relação à origem do topónimo dividem-se entre aqueles que afirmam dever-se ao facto de a povoação que aí se fixou primeiramente ter vindo de Tunis, no Norte de África;
E aqueles que acreditam estar na origem de uma flor existente na aldeia medieval de Tunes – uma planta herbácea da família das asteráceas “Tagetes Patula” (cravo de Tunes) de folhas penatissetas (recortadas) e flores amarelas.
No século XIX, no lugar que hoje se denomina Tunes, existiam apenas algumas casas pertencentes a agricultores que se dedicavam ao cultivo da vinha. Os primeiros bairros começaram a aparecer aquando da abertura da estação ferroviária, no sítio das Gateiras.
Inicialmente o planeado, em relação à localização da estação, era que, a mesma seria na Aldeia de Tunes, em Algoz, aldeia que deu o nome à freguesia de Tunes. Contudo, devido ao declive do terreno, optou-se pela construção da estação, um quilómetro mais para nascente.
A povoação desta freguesia desenvolveu-se em redor do entroncamento ferroviário que ligava Lisboa ao Algarve e era composta, na sua maioria, por funcionários dos caminhos-de-ferro.
No dia 21 de Fevereiro de 1889, passou na localidade de Tunes o primeiro comboio que ligou Lisboa a Faro e foi na linha de Tunes-Lagos que circulou a última máquina a vapor, no Algarve em 1972.
Na mesma altura, com o aparecimento da central termoelétrica, o desenvolvimento desta freguesia foi notório.
Hoje, Tunes é cada vez mais uma freguesia que segue o percurso do turismo nacional, na sua estação passam diariamente comboios Alfa Pendular e Intercidades com destino a Lisboa ou Faro, e comboios regionais entre Vila Real de Santo António e Lagos.
Diogo do Guiné foi uma das personagens que marcou a história desta freguesia. Ao ser acusado de vários crimes, fugiu das forças policiais em 1833 e refugiou-se na caverna do Cerro do Guiné, onde ninguém entrava, por se dizer que lá existiam homens de pedra e precipícios. Por este facto, Diogo passou a ser conhecido por Diogo do Guiné.
Hermínio da Palma Inácio nasceu em Tunes e ficou conhecido pela sua participação em algumas operações de sabotagem contra o regime de Salazar, entre elas o desvio do avião “Caravelle”, da TAP, que fazia a ligação Casablanca-Lisboa, em 1961. Foi também fundador da LUAR-Liga de União Revolucionária. Em 1995 foi indicado pelo então Presidente da Republica, Mário Soares, para receber a Ordem da Liberdade, Ordem que viria a ser concedida posteriormente.